História

Primeiras tacadas

Assim nasceu o Pé Duro…
Tudo começou no início de 2001, quando três ou quatro amigos começaram a jogar golfe por diversão todas as “sagradas” terças-feiras no FPG Golfe Center, em São Paulo (mais conhecido como Kaiser ou CPG). No segundo semestre do mesmo ano o grupo já havia crescido e começaram os primeiros Torneios do Pé Duro.

Como surgiu o nome…
O prazer pelo esporte atraiu cada vez mais pessoas e em 2003 já eram 92 jogadores, que ficaram conhecidos pelo nome de “Pé Duro”, expressão usada para referir-se a quem joga mal ou é iniciante.
Quem primeiro começou a chamar o grupo de jogadores iniciantes de “Pé Duro” foi o profissional Ivanildo Lima, mais conhecido como Makacheira.

A primeira eleição por voto secreto…
Como o número de pessoas aumentou consideravelmente (foi criado três horários de saída – 15h00, 17h00 e 19h30 – para atender a todos), os golfistas sentiram a necessidade de se organizar e legalizar o grupo de jogadores de golfe amador mais famoso de São Paulo. Criaram, então, em dezembro de 2003, um conselho formado por 18 participantes que escolheram por voto secreto a primeira Diretoria do Pé Duro.

E assim nasceu a APG – Associação Paulista de Golfe
Em fevereiro de 2004 a Diretoria resolveu oficializar o grupo e fundaram a Associação Paulista de Golfe (APG), uma entidade sem fins lucrativos.

A primeira Diretoria da APG ficou assim constituída:

Presidente:
Fernando VieiraVice-presidente:
Tarcísio De Angelis

Diretor Técnico:
João Batista Miranda

Diretor de Marketing:
Alexandre Santos

Secretário:
Carlos Arenque

Logotipos antigos da APG

Atualidade

Desde então a APG não para de crescer. Nesses anos todos, já freqüentaram regularmente mais de 800 jogadores todas as terças-feiras no CPG. Sendo que a principal característica da APG é atrair os iniciantes que entram em contato com o golfe através do Pé Duro.
Mas não é só isso.
A APG também é uma Associação voltada aos jogadores.
Por último, mas não menos importante, é a reunião dos amigos para jogar e conversar.

Torneios

Desde a pandemia de 2020 e 2021 a APG realiza os torneios Pé Duro no CPG com saídas livres todos os dias (exceto às segundas-feiras). Veja no calendário qual a etapa que está em disputa.
Os jogadores formam seus times (com no mínimo dois jogadores participantes) e enviam os cartões com o resultado através do Whatsapp.

Torneios realizados

Taça Cid Andrade
A Taça Cid Andrade leva o nome de nosso saudoso companheiro que veio a falecer no ano de 2.007. Antes dela, mas nos mesmo moldes, ela se chamava Taça Bobby Jones e teve sua primeira realização no ano de 2.005. Ela é realizada em quatro etapas anuais (uma a cada trimestre) fora do CPG em um campo oficial.

Torneio Internacional da APG
Desde 2003 vários jogadores do Pé Duro se reuniam e faziam uma viagem internacional cujo principal finalidade era conhecer os campos fora do Brasil. Com o crescimento constante de número de pessoas viajando juntas, criou-se a necessidade de organizar melhor, ter os campos já definidos, regras, horários antes das viagens e assim nasceu o primeiro torneio internacional em 2.006. De lá para cá o torneio não parou de crescer. Em 2.006 foram 30 jogadores. No ano de 2.007 contou com 30 jogadores, em 2.008 foram 42 jogadores, em 2009 foram 62 jogadores e em 2010 foram 74 jogadores inscritos..

1º Torneio – 2006 – Buenos Aires
14 de novembro a 20 de novembro.
José Jurado Golf Club – Ituzaingo Golf Club – Pilar Golf Club.

2º Torneio – 2007 – Buenos Aires
13 de novembro a 19 de novembro.
Highland Residence Country Golf Club – Abril Golf Club – Pilar Golf Club.

3º Torneio – 2008 – Córdoba
14 de novembro a 23 de novembro.
Las Delícias Residence Country Golf Club – Jockey Club Y Golf – Córdoba Golf Club.

4º Torneio – 2009 – Miami – Doral Golf Resort & Spa
13 de novembro a 22 de novembro.
The Great White – The Gold – The Blue Monster.

5º Torneio – 2010 – Palm Beach Gardens – PGA National Palm Beach Resort Hotels
13 de novembro a 21 de novembro.
The Haig – The Palmer – The Champions.

Torneio Nacional da APG 2011
O torneio Nacional da APG está em fase de amadurecimento e nasceu no ano de 2010 e seu mentor foi o Adriano Gomes. Na primeira etapa foram 22 jogadores inscritos.

1º Torneio – 2010 – Costa do Sauípe Golfe Clube – Super Breezes All Inclusive
de 21 a 22 de maio.

Apoio ao Festival do Golfe em Angra dos Reis
Todos os anos a Golfe e Cia. realiza junto ao Hotel do Frade um torneio especial com direito aos ganhadores irem jogar em Aruba. Foi criada uma taça específica aos jogadores do Pé Duro. A APG apóia e divulga o mesmo no período em que é realizada. Normalmente no mês de Julho. Já foram realizadas 2 etapas com o apoio da APG. Uma em 2.009 e outra em 2.010.